Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

DORES NO JOELHO: 4 COISAS PARA FAZER E 3 PARA EVITAR

18-07-2017

 

http://static.vix.com/pt/sites/default/files/d/dor-no-joelho-1400x800-0717.jpg 

 

A dor no joelho pode aparecer a qualquer idade. Não só é associada com a clássica osteoartrite, por vezes pode ser devida a um movimento errado, um problema na cartilagem ou mesmo um pequeno quisto.


O essencial, nestes casos, é contar com um diagnóstico adequado e um tratamento médico adaptado às nossas necessidades particulares.


O tratamento feito a um atleta, não será o mesmo que o tratamento realizado a uma pessoa de idade mais avançada com uma vida mais sedentária: O principal, sem dúvidas, é sermos prudentes e seguir sempre o conselho dos especialistas.


Por outro lado, nunca é demais seguir algum outro remédio caseiro, ou mesmo fazer uso da sábia natureza, capaz de melhorar a nossa qualidade de vida neste processo de recuperação. Hoje neste artigo queremos dar-lhe 4 bons conselhos e 3 advertências que podem ser de ajuda.

 


    1. Repouso: Não Podemos Piorar a Situação

 


Quando a dor no joelho aparece devemos mentalizarmos de que o que nosso corpo necessita de algum repouso.


- Qualquer sobrecarga ou mau movimento poderá intensificar a dor e danificar ainda mais a estrutura onde se localiza o problema: ligamentos, menisco, ossos…


- Sabemos que o exercício é positivo, que andar previne muitos destes problemas articulares, mas quando o problema já apareceu, não faz sentido forçar a articulação.


- Será necessário estabelecer um período prudencial de repouso para, depois, iniciar pouco a pouco e de forma harmônica, uma terapia de recuperação baseada na natação ou fisioterapia. O mais importante é não sair para caminhar sobre um terreno pedregoso ou irregular: nos arriscaremos a sofrer uma queda.

 


    2. Remédio para Fortalecer os Tendões

 


Ingredientes
- Uma chávena de aveia de cozimento rápido (150 g)
- 1 chávena de água (250 ml)
- 1 chávena de sumo de abacaxi (250 ml)
- 1 chávena de sumo de laranja (250 ml)
- 2 colheres de mel (50 g)
- 1 colher de canela em pó (7 g)


Modo de preparo
- Este remédio simples, saboroso e nutritivo irá ajudar-nos a cuidar e a regenerar os tendões dos joelhos. A única coisa que tem de fazer é colocar todos os ingredientes no liquidificador e obter uma bebida bem homogénea.


- Beba em três partes: Pela manhã, outra ao meio-dia e outra duas horas antes de dormir.

 


    3. Massagem de Vinagre de Maçã e Azeite

 


O vinagre de maçã também é muito eficaz para aliviar e tratar a dor no joelho.


- A sua “magia” está no seu efeito alcalinizante, e na sua capacidade para dissolver o acúmulo de toxinas nocivas que se concentram nas nossas articulações quando estas estão inflamadas.


- Se combinarmos o vinagre de maçã com o azeite, teremos um fabuloso remédio anti-inflamatório. Para isso, basta aplicar num pano de algodão uma colher de vinagre de maçã junto com um pouco de azeite.


- Depois aplique sobre o joelho, fazendo uma massagem circular. Pode repetir 3 vezes ao dia.

 


    4. Remédio com Urtiga e Sumo de Limão

 


Ingredientes
- 8 colheres de urtigas (80 g)
- 1 litro de água
- Sumo de 1 limão


Modo de preparo
O chá de urtiga tem sido desde sempre um remédio fantástico para tratar a inflamação e as dores articulares.


- Algo tão simples como combinar as urtigas com o sumo de um limão, irá permitir ter um tratamento natural depurativo, rico em vitamina C, para regenerar a cartilagem, e ideal para tratar-nos física e mentalmente.


- Prepararemos uma boa infusão com a urtiga e meio litro de água. Deixe no fogo por 20 minutos e deixe repousar por outros 10.


- Depois desse tempo, coe o conteúdo e fique com a água da infusão.


- Por último, adicione o sumo de limão e o meio litro de água restante e beba ao longo do dia.

 

 

http://www.grandefm.com.br/media/images/7434/72970/573f18871781d73e1fa633bb8bdc0b91103deb01a3c3e.jpg

 


    O Que Não Devemos Fazer!

 


Cuidado com a Terapia Frio-Calor - Todos nós já ouvimos falar que a terapia frio-calor é boa para reduzir a dor e os processos inflamatórios.


No entanto, devemos ser prudentes: Durante as primeiras 48-72 horas é melhor evitar as compressas quentes, porque o que faremos é intensificar o problema.


O ideal é fazer o seguinte nos primeiros dias:


- Aplique compressas de gel frio.
- Aplique uma faixa compressiva.
- Mantenha repouso com a perna para o alto.

 


Cuidado com o Calçado que Utiliza - Se você sofrer de dor no joelho de uma forma habitual, é necessário prestar atenção ao tipo de calçado que utiliza ou, mais do que o calçado, as suas palmilhas.


- Apesar do calçado não ser um causador da dor no joelho, pode piorá-la.


- É bom procurar um especialista para que nos informe sobre o tipo de palmilha que seria adequada para o nosso problema em particular.


- Existem palmilhas acolchoadas que regulam o impacto do pé no chão e aliviam a dor no joelho.

 


Cuidado com os Suplementos de Gengibre - Sabemos que o gengibre é a raiz medicinal mais utilizada para reduzir a dor associada aos processos inflamatórios.


No entanto, temos que lembrar dois simples aspectos antes de tomar os clássicos suplementos de gengibre:


- Se já estamos a tomar anti-inflamatórios por prescrição médica, não será adequado combiná-los com o gengibre.


- Se já sofremos de hipertensão o recomendado é evitar esta planta.


- Tenha em mente que toda a medicação pode interferir com este tipo de planta natural. O mais prudente é consultar sempre um especialista.


fonte: Melhor Com Saúde

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.